Do secundário para a universidade! A experiência de 23 anos no ensino superior (ainda que nos últimos muito focada na formação executiva e de empresas) permite-me falar de uma questão em relação à qual sou muito sensível: o salto dos nossos “meninos” para a Universidade. Sensibilidade reforçada por ser professora, coach, mentora – e, last but […]

Quem vier atrás que feche a porta! É inevitável que os atuais problemas económicos levem a grandes reduções de custos para muitas empresas. Esta perspetiva de redução de custos tem, porém, três armadilhas:  – A primeira é o foco na redução de custos em áreas com custos altamente variáveis. Áreas como a comunicação da marca, […]

Férias É sempre bom relembrar que férias não são um luxo, não são para quem não quer trabalhar, não são algo a eliminar. As férias são absolutamente indispensáveis. Olhemos para o enquadramento legal das férias, mais precisamente no n.º 4 do artigo 237º do Código do Trabalho, onde se lê: O direito a férias deve […]

Hoje dedico este artigo a todos os recém-licenciados, aos que se encontram à procura da primeira experiência profissional. Aos bebés que querem ingressar no mundo profissional. E começo pelo fim: coragem! Acreditem em vocês e não se deixem desmotivar! Na verdade, estes jovens, tal como aconteceu em anteriores crises, têm o azar de se estarem […]

Não é uma questão de idade ou de experiência. Não é uma questão da função profissional. Não é uma questão de estatuto ou de cargo. É, sim, uma questão de busca permanente do desenvolvimento pessoal e profissional que favorecerá o bem-estar e o sentimento de harmonia. Em relação a esta questão, como tantas outras, a […]

Já dizia Fernando Pessoa: “Quem pensa, ri; só não ri quem só faz cara que pensa.”  Estas são umas sábias palavras do nosso escritor Fernando Pessoa. Mal saberia o quanto estas frases se tornariam fulcrais no contexto da gestão; No contexto das organizações; No contexto da gestão de Pessoas.  Rir, sentir alegria, bem estar, harmonia, […]

Top

“Ana Côrte-Real, é uma marca de serviços de desenvolvimento pessoal e transformação de marcas.”

SOCIAL MEDIA